23 de junho de 2013

CUT discute Educação e se prepara para a CONAE

 1a Conferência Nacional de Educação da CUT deve servir para organizar a luta dos trabalhadores por suas reivindicações em defesa da educação pública. Desde a última CONAE a situação da educação não melhorou como poderia. Se a Lei do Piso segue sendo desrespeitada, se a renda do petróleo segue sendo desviada para interesses privados, se as isenções fiscais se somam aos entulhos de FHC (LRF) e ao superávit que pilham os serviços públicos, CONAE para quê? Se desde 2010 se arrasta a aprovação do PNE, que contém reivindicações como a ampliação das verbas para 10% do PIB e também ataques privatistas, com repasse de verbas públicas para convênios privados, no ensino técnico e na Educação Infantil, por que os trabalhadores deveriam participar da CONAE? 

Defendemos que o SINPEEM seja independente e não participe da farsa que representa a CONAE!

Não é com conferência governamental, conciliando-se com setores privados e ONG's que os trabalhadores vão garantir as suas reivindicações. Engana os trabalhadores quem quer, participa de um governo de coalizão com a burguesia quem quer. Descumpre-se acordos de campanha salarial quem quer. Os trabalhadores não querem o mesmo que patrões e Governos, por isso não devem validar o engodo que é a CONAE.

Em nossa opinião a CUT e a CNTE devem mobilizar os trabalhadores e exigir outra política do Governo Dilma. A começar por adotar medidas para forçar os prefeitos e governadores a aplicarem integralmente a Lei do PSPN, como o condicionamento de qualquer repasse do FUNDEB à apresentação da prestação de contas. Dilma deve responsabilizar legalmente prefeitos e governadores que desrespeitam a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário