20 de maio de 2014

READAPTAÇÃO FUNCIONAL, QUE SITUAÇÃO É ESSA?

Solução freqüente para Profissionais da Educação com problemas de saúde, a Readaptação Funcional traz também prejuízos. A sensação de fracasso é muito grande, tudo isso causa também frustração e desânimo, já que ninguém pede para ser readaptado.

As pressões do dia a dia se refletem em vários sintomas,depressão, sensação de esgotamento físico e mental, desânimo, problemas com a voz, tendinite, distúrbio do sono, irritabilidade, agressividade, com tudo isso, um dos riscos é o professor não procurar ajuda médica, por achar que os sintomas estão ligados só a problemas pessoais, e , as conseqüências vão além da queda na qualidade do trabalho, em casos extremos pode abandonar a carreira e até colocar a vida em risco.

As péssimas condições de trabalho, sala de aula lotada, barulho dentro e fora da escola, acúmulo de cargos, pressão dos gestores, falta de respeito dos alunos, falta de reconhecimento da SME, são males que atingem o corpo e a mente e retiram milhares de Profissionais das Escolas.

Tem ainda, as discriminações que os Profissionais Readaptados sofrem, seja no local de trabalho, ou por conta da legislação, que em muitos casos impedem que possam acessar outras funções, devido a sua situação , no entanto, ele precisa é de cuidados e não de discriminações e preconceitos.

A SME, o Sinpeem, junto com o HSPM e o DSS, precisam criar urgente políticas/programas/núcleos de Atenção à Saúde do Servidor, com atendimento médico, psicológico, fonoaudiólogo, fisioterapias e exames complementares.

É necessário e urgente cuidar do impacto que o trabalho nas salas de aula pode ter nas condições de saúde dos Docentes.

Melhorias nas condições de trabalho, já!

Marly Cristalino.

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