15 de abril de 2014

FORA com o Sistema de Gestão Pedagógica! Por melhores condições de trabalho!

Há uma crescente revolta nas escolas com o aumento de trabalho imposto pela implantação do SGP. As horas-atividades e horários coletivos estão tomados por entrada de dados nesse infame "diário virtual". Abaixo segue uma iniciativa de combate coletivo, uma campanha proposta pelos companheiros do Boletim Debate CUTista para que o SINPEEM generalize em toda a cidade.

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À direção da Unidade Escolar, à supervisão escolar, ao Dirigente Regional e à SME



Os profissionais em educação da EMEF _______________________________________, da DRE_________________, registram os graves problemas técnicos e pedagógicos provocados pela implantação do Sistema e Gestão Pedagógica (SGP). 

Os tablets foram disponibilizados para a equipe, prontos para a entrada de dados, recentemente. A rede não oferece uma conexão estável, tampouco o SGP processa e sincroniza os dados com a agilidade requerida. As diversas informações e interações para a entrada de dados no SGP demandam horas de trabalho que excedem às três horas-atividades semanais previstas nas jornadas dos professores. A tentativa de responder às demandas de interação com o SGP concorre, o que acaba por inviabilizar a correção de atividades e planejamento das aulas (tarefas antes realizadas, já com dificuldades, durante as horas-atividades - registre-se que são inferiores ao definido na Lei do Piso Nacional - Lei federal 11738/08 -, ou seja, 1/3 das jornadas JBD, JB e J30 para trabalho extraclasse).

Registramos que a interface para o planejamento é limitadora, não contempla as necessidades de formação, de apresentação dos conteúdos e de abordagem que leve em conta as especificidades e necessidades da comunidade atendida (o que passaria por considerar o Planejamento Político Pedagógico da Unidade Escolar). Desde já, refutamos a interdição do direito à liberdade de cátedra impostas pela implantação do SGP.

É necessário ações de SME realmente melhorem as condições de atendimento, a começar: pela redução de alunos por sala de aula; a oferta de JEIF para todos que optarem; a redução da jornada em sala de aula e ampliação de horas-atividades. Pelo exposto acima, recusamos o uso do SGP e retomaremos a utilização dos Diários de Classe em papel para o registro da nossa atividade docente, para a confecção de tarjetas e boletins dos alunos.

Os profissionais abaixo assinados.

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