30 de outubro de 2016

Boletim 66


Unidade rumo ao 11/11, 
Dia Nacional de Greve!


No 27º Congresso do SINPEEM cerca de 4000 delegadas e delegados aprovaram o Plano de lutas que arma a categoria para combater contra a PEC 241, o PLP 257, as reformas do Ensino Médio, da previdência, trabalhista, convocando os trabalhadores em educação para o Dia Nacional de Greve, organizado pela CUT e demais centrais para o dia 11 de novembro.
A aprovação de um Plano de Lutas por nenhum direito a menos é um verdadeiro ponto de apoio para darmos continuidade à luta e construirmos a unidade necessária para enfrentarmos os ataques do Governo Golpista de Temer.

Apresentamos e aprovamos adendos ao Plano de Lutas, a saber: que o SINPEEM se dirija à CNTE para organizar a luta pela retirada da MP 746 (reforma do ensino médio); que o SINPEEM combata contra o fim do sistema de partilha e repasse dos royalties do pré-sal para a saúde e educação públicas; propusemos uma campanha nacional, a ser desenvolvida pela CNTE contra a obrigatoriedade do CREF para professores da rede e criação de Lei Municipal com mesmo conteúdo.
Desde de já, para mobilizar a categoria, conclamamos a diretoria do SINPEEM a divulgar com materiais e cartazes o plano de lutas e a convocação para o Dia nacional de Greve!

Por um SINPEEM democrático, independente e de luta!

O Congresso do SINPEEM é a instância suprema do nosso sindicato, com a mais ampla liberdade de expressão e unidade, os delegados devem propor e votar para melhorar as condições de trabalho, a carreira, as reivindicações salariais e o que desejamos para a educação pública e a sociedade.
Para garantir a democracia e pleno debate é necessário que a direção do SINPEEM retome o modelo de Congressos da CUT, onde grupos temáticos discutam as emendas e só as propostas que obtenham um certo percentual de votos sejam levadas à apreciação e voto nas plenárias. Esse método permite que os delegados se apropriem dos temas e façam o debate, construindo com democracia, coletivamente, as ações da categoria. O mesmo estrangulamento do debate ocorre nas reuniões de RE e de Conselho, o que se resolveria com reuniões menores, regionalizadas.

Basta de divisão entre claudistas e não claudistas! 

Pela unidade entre homens e mulheres da categoria!

É extremamente condenável o que ocoreu no 27º Congresso do SINPEEM. Um embate desnecessário, que culminou com delegados arremessados do palco pelos seguranças, ato extremo da truculência.
A direção da mesa, respondendo com violência condenável às provocações de uma oposição sem política, levaram o congresso a um tensionamento desnecessário, num momento onde é de UNIDADE que a categoria necessita para derrotar o golpe e se defender das medidas que atacam o serviços públicos em geral e o futuro da escola publica em particular.
De nossa parte condenamos a inabilidade da mesa, condenamos qualquer tipo de opressão e, sobretudo, a opressão contra a mulher trabalhadora. Assim, reafirmamos o que apresentamos em nota dia 21/10: “Há um golpe contra a democracia brasileira consumado, impondo um programa de retirada de direitos para homens, mulheres e jovens trabalhadores. Exemplo máximo da imposição dos interesses e opressão da burguesia contra a classe trabalhadora! Para respondermos a esses ataques no campo da classe é preciso a mais ampla unidade. Por isso conclamamos a categoria a aplicar o Plano de Lutas aprovado no 27º Congresso do SINPEEM. Chamamos todas e todos a se mobilizarem pela luta unitária contra a PEC 241, contra o PLP 257, contra a reforma da previdência, contra a reforma do ensino médio, contra a lei da mordaça! Unamo-nos para construirmos e realizarmos em 11 de novembro o mais forte Dia Nacional de Greve com a CUT e demais centrais!”



Nenhum comentário:

Postar um comentário